A rádio em datas no mundo

(Falta as fotos)

1600

    O Cientista Inglês William Gilbert, médico da Rainha Isabel I, realiza estudos sobre a relação do magnetismo com a electricidade estática, publicando o livro “El Magneto”.
    É provavelmente o primeiro de muitos estudos e invenções que viriam a dar origem à rádio.
    Dois dos inventos de William Gilbert ainda hoje são aplicados na aeronáutica.

1780
   
     Luigi Galvani afirma ter produzido uma corrente eléctrica ao estabelecer contacto entre dois metais diferentes com um músculo de Rã. Esta experiência foi enviada ao seu amigo Alessandro Volta .

1800

    O Conde Alessandro Volta, físico Italiano e professor na Universidade de Pavia, inventa a primeira pilha eléctrica e efectua vários estudos sobre electricidade.

1819

    O físico dinamarquês Hans Oersted, faz a relação entre electricidade e magnetismo observando as propriedades magnéticas de uma corrente eléctrica.

1825

    Georg Simom Ohm, matemático alemão, teoriza a lei  R = V / I ou I = V / R ou V = R x I (A corrente que circula num circuito com a resistência de 1 Ohm e com a tensão de 1 Volt é de 1 Ampére).
    Esta teoria viria a ser conhecida como “Lei de Ohm”.

1827

    André Marie Ampére, físico francês, amplia os estudos de Oersted sobre electricidade e magnetismo.

1831

    Michael Faraday encadernador inglês, estuda a indução electromagnética em simultâneo com o americano Joseph Henry .
    Faraday publicou os seus trabalhos em Novembro de 1831, precedendo Henry em alguns meses.

1833

    Michael Faraday  Observou o "extraordinário" aumento da corrente através de sulfito de prata, com a variação da temperatura, indicando que a substância tinha um coeficiente negativo de resistência com a temperatura.  Faraday estava a fazer ensaios com semicondutores.

1838

    Samuel  Morse Solicitou, nos registos americanos, a patente para um telégrafo.


1842

    O Inglês Alexander Bain Inventa o telégrafo de gravação electroquímica que estabeleceu os princípios de gravação do fac-simile.

    Joseph Henry descobriu que as descargas dos condensadores das garrafas de Leyden eram oscilatórias. (O efeito notado por Joseph Henry era provavelmente devido á indução, com pequeno ou nulo efeito de radiação electromagnética).

1844

    Samuel  Morse  transmitiu por telégrafo, de Washington para Baltimore, a sua célebre mensagem  "What hath God wrought".  (O que Deus forjou), a 24 de Maio.

    Nasceu em França Edouard Brandly, inventor do radioconductor (cohesor) ou seja o primeiro aparelho detector de ondas de rádio.  Em colaboração com o conde George Von Arco, que fora seu assistente em Charlottenburg, fundou a Slaby-Arco, que acabou por se fundir com a Braun e a Siemens dando origem à empresa alemã "Telefunken".  Branly veio a falecer em 1940.


1846

    Michael Faraday especulou acerca da teoria electromagnética da luz.

1847

    Nasce em Meilan, Ohio, Estados Unidos, Thomas Alva Edison, considerado o maior e mais prolífero dos inventores de todos os tempos.  Detinha em seu nome cerca de 1300 patentes.
    A lâmpada de incandescência e o fonógrafo foram os seus mais marcantes inventos.
    Faleceu em 18 de Outubro de 1931.

1849

    John Walker Wilkins um inglês pioneiro da telegrafia, anteviu a possibilidade da telegrafia "sem fios".

    Nasceu em Lancaster, Inglaterra,  John Ambrose Fleming, inventor da válvula termiónica, o primeiro detector electrónico de ondas electromagnéticas. 
    Em 1881 entrou para “Edison Electric Light Company”, em Londres, onde trabalhou durante 10 anos.  Fleming era um dos  responsáveis pela estação de Poldhu quando o Marconi fez a sua primeira transmissão de T.S.F. através do canal da mancha.  A invenção da válvula termiónica foi o seu maior feito.  Faleceu em 1945 .

1857

  O alemão Heinrich Geissler Demonstrou o efeito de uma alta tensão sobre gases num vácuo parcial.  Já em 1838 Faraday havia feito referência a descargas luminosas criadas por uma alta voltagem em gases rarefeitos contidos num tubo de vidro e conjecturou acerca deste efeito, se fosse possível alcançar o vácuo total.

     Nasce, na Alemanha, Heirich Rudolph Hertz, inegavelmente um brilhante sábio da física e o fundador da T.S.F..  Faleceu em 1894.

1858

     Entrada em funcionamento do primeiro cabo submarino transatlântico.  Este cabo falhou após algumas semanas.  O primeiro cabo com sucesso foi lançado em 1866.


1863

    O cientista Inglês James Clerk Maxwell apresenta a existência teórica das ondas electromagnéticas (Rádio).

1865

    A 17 de Maio institui-se a União Telegráfica Internacional.
    È nesta data que se comemora o dia mundial das telecomunicações.

1887

     Heirich Rudolph Hertz, físico Alemão, baseia-se nas teorias de James C. Maxwell e faz a demonstração das ondas electromagnéticas através de uma experiência.


1888

      Nathan Bernard Stublefield regista o “Telefone vibrátil, sem fios” e foi-lhe atribuída a patente americana n.º 378 183, um semanário da época, The Murray News Weekly” consagra umas linhas elogiosas ao invento. O inventor não quis comercializar o invento pois a soma que lhe foi oferecida foi por ele considerada demasiada modesta, desiludido, isolou-se acabando por o seu invento morrer com ele.

1890

    O professor Édouard Brandly inventa em França um aparelho que detecta ondas de rádio, chamou-lhe "Radioconductor" mas tornou-se conhecido como "Cohesor".

1893

     É feito o primeiro noticiário para vários telefones pelo húngaro Tuvadar Puskas.

1894

   
    O Inglês Olivier Lodge consegue captar ondas hertezianas a 36 metros de distância.

   A primeira antena para recepção e emissão de ondas electromagnéticas é idealizada por Nathan Stribblefied, nos EUA.

    Em Itália um jovem de 20 anos, Guglielmo Marconi, junta as descobertas anteriores e envia os primeiros sinais de rádio através do quarto

1895

     Alexander Popov, físico Russo trabalhou independente de Marconi e construiu um detector de sinais electromagnéticos, parecido com o de Brandly e ensaia uma transmissão de T.S.F. perante a Sociedade de Física de S. Petersburgo. Era considerado, na URSS, o pai da Rádio.



      Marconi vai para Inglaterra e regista as patentes das suas experiências. Neste ano consegue enviar sinais a 3 Km de distância .


1897

    É instalada a primeira estação Emissora em Spezia, Itália, que estabelecia a comunicação com os navios da armada italiana.

1899

    Marconi, que consegue apoio dos correios ingleses três anos antes, envia as primeiras mensagens através do canal da Mancha.

1900

     Reginald Fessenden transmite as primeiras palavras via rádio.  
    
     Marconi inventa a sintonização do comprimento de onda.


1901

    Em Dezembro foi captado em St. John, Terra Nova (Canadá), o primeiro sinal transatlântico com origem em Poldhu, Cornwall, Inglaterra.

1903

     É transmitida a primeira mensagem via rádio dos E.U.A. para o Reino Unido.

1904

     John Ambrose Fleming desenvolve o tubo de eléctrodos a vácuo (Válvula Termiónica), chamou-lhe Díodo.

1906

     O cientista norte-americano H. C. Dunwoody descobre que cristais como a Galena (Sulfureto de Chumbo) podiam “detectar” ondas electromagnéticas de forma mais eficaz que o cohesor de Brandly.

     Lee DeForest baseia-se na invenção do tubo de eléctrodos a vácuo e inventa o Tríodo.

     A 24 de Dezembro  Reginald Fessenden constrói um transmissor constituído por um alternador especial de alta frequência e transmite o que é considerado o primeiro programa de Rádio. Fessenden leu algumas palavras da Bíblia tocou violino e desejou bom Natal a todos os que estavam à escuta. Esta emissão foi efectuada numa estação de Telegrafia Sem Fios (T.S.F.) no Massachusetts, Estados Unidos. A sua emissão musical foi escutada por operadores de rádio em navios ao largo da costa.


1908

    Lee DeForest fez a primeira transmissão experimental do alto da torre Eiffel com voz e musica.


1915

     A voz humana atravessa, via rádio, o Atlântico pela primeira vez. A transmissão é efectuada pela American Telephone and Telegraph Company, a partir de uma estação de T.S.F. da marinha de guerra dos Estados Unidos, situada na Virgínia, e é recebida pela estação militar francesa da Torre Eiffel.

1917

    Marconi faz experiências com transmissões em V.H.F., este comprimento de onda ficaria experimental até 1936, altura em que se iniciou a primeira difusão de televisão.

1918

    Edwin Armstrong, Major do exercito norte-americano, inventa o Super-heterónio, um tipo de receptor de Rádio que é praticamente o único utilizado hoje em dia na Rádio analógica.


1920

    A 2 de Novembro, a Westinghouse foi a primeira companhia a estabelecer uma estação de Rádio importante, a KDKA era e continua a ser em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA.

1921

     Aparece o emissor da torre Eiffel com emissões regulares.

     A 2 de Julho foi transmitido o primeiro relato de boxe pela Old Post foi transmitido o primeiro relato de boxe pela Old Post Road Garage Radio Station de New Jersey, EUA.
 
1922

    Um consorcio de seis firmas, incluindo a Marconi, começou a “British Broadcasting Company” (B.B.C.).
Tornou-se empresa publica em 1927 como “British Broadcast Corporation”.

     A estação emissora WEAF de Nova Iorque, EUA, começa a ser financiada com publicidade.


1923

  Hans Bredow monta o primeiro emissor de Rádio em Berlim.
 
  Reconhecidas as Ondas Curtas como sendo as mais eficazes para comunicações de longa distância, um programa da estação KDKA, foi enviado em O.C. para a KDPM a cerca de 160 Km de distância em Cleveland, Ohio. Ainda a KDKA transmite neste mesmo ano para Londres, Inglaterra, primeiro programa de Ondas Curtas a atravessar o atlântico.
  

1927
     Realiza-se a primeira conferência mundial de radiodifusão.

1932

     A Blaupunkt concebe o primeiro auto-rádio. O primeiro automóvel equipado com rádio foi um Studebaker norte-americano.

1933

     Edwin Armstrong descobre a modulação de frequência ( FM, UKW). Antes desta data toda a emissão de rádio era em Amplitude Modulada (O.M., MW; O.C., SW; O.L., LW).

1937

     Inauguração em Salamanca do primeiro emissor da Rádio Nacional de Espanha.

1938

     A 30 de Outubro,do teatro Mercury é transmitido em directo pela rádio CBS, com Orson Welles uma versão de “A guerra dos mundos” de H. G. Wells, o impacto foi tal, que os americanos acreditaram que estavam a ser invadidos de verdade. O programa teve de ser interrompido. Foi a primeira vez que a rádio mostrou verdadeiramente a influência que pode ter.

1939

    Edwing Armstrong, inicia emissões em Frequência Modulada em Alpine New Jersey, EUA.

1954

    Alan Freed, um disc-jockey da rádio WINS em New York, EUA, inventa as palavras Rock N’ Roll.

    A empresa Regency desenvolve nos Estados Unidos o primeiro rádio de transístores, logo seguido pela Sony em 1955. Os primeiros aparelhos captavam apenas ondas longas e médias.


1960

    Lançado o «Echo 1», o primeiro satélite destinado a retransmitir sinais de rádio.   

1961

    É feita nos Estados Unidos a primeira emissão estereofónica o sistema foi desenvolvido pelas firmas Zenith e General Electric.

1964

    Surgem em Inglaterra as primeiras rádios piratas em velhos barcos fundeados fora das águas territoriais do Reino Unido. A mais famosa foi a Radio Caroline Esta estação emissora inovou o modo de fazer Rádio cortando com o formalismo que se ouvia na B.B.C.

1970

     Nesta década surgem rádios piratas em Itália, França, Holanda, etc.

1972

     A B.B.C. deixa de ser a única estação de rádio a emitir legalmente no Reino Unido.

1977

    A conferência Administrativa Mundial de Radiocomunicações decide liberalizar, a banda destinada à Frequência Modulada. Esta decisão provoca o aparecimento de rádios piratas por toda a Europa.


1982

     É autorizada nos E.U.A. a radiodifusão estereofónica em A.M..

1987

    Em França é criada a France Info, a única rádio em França com informação 24 horas por dia.

    O R.D.S. - Rádio Data System (sistema de dados na rádio) começa a ser comercializado.

1991

    O inglês Trevor Baylis inventa o rádio gerador, um aparelho que gera a sua própria energia sem necessidade de pilhas ou ligação eléctrica.

1996

    São dados os primeiros passos para o D.R.M., Digital Radio Mondiale, um sistema Que prevê a digitalização da A.M. (Onda Média, Onda Longa e Onda Curta).

    A mais importante rádio pirata no Reino Unido, a Kiss FM, é legalizada.


1997

     Primeiras licenças de radiodifusão digital nos EUA. O sistema – F.M. Digital – é bastante diferente do usado na Europa e Japão.

     Aparece o D.A.B. ( Digital Audio Broadcast), o sistema digital de rádio com vista a substituir as emissões analógicas de F.M.. 

2003

     A 16 de Junho, o mundo assistiu à primeira emissão em D.R.M. (Digital Rádio Mondiale), durante a Conferencia Mundial de Radiocomunicações (WRC 2003) da União Internacional de Telecomunicações, na cidade Suíça de Genebra.


Esta página existe desde 26 de Agosto de 2002
Ultima actualização: 27 de Novembro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário