A rádio não é uma invenção isolada mas sim
a reunião de várias invenções, que culminou nas emissoras e nos receptores.
Vários inventores contribuíram com os seus estudos e descobertas para que a
rádio se tivesse tornado no que é hoje.
A rádio passou por várias fases: da A.M. ao F.M., do mono ao estéreo, e do analógico ao digital, cada uma destas fases trouxe mais palavras à gíria radiofónica e novas siglas. Este Glossário insere alguns termos jornalísticos, de som e da gíria da rádio em Portugal mas sem demasiados tecnicismos. Cada vez mais aparecem novos termos, ou pelo aparecimento de novos aparelhos ou pela adopção de termos vindos de países de língua oficial portuguesa ou ainda pelo adoptar ou aportuguesar de termos estrangeiros.
A
Acertar - Apontar; Colocar o R.M. no sitio certo para ser lançado na emissão.
Acústica (1) - É a parte da física que estuda os fenómenos sonoros em geral e,
em particular, a produção e propagação dos sons.
Acústica (2) - Propriedade dos espaços fechados em relação à difusão e absorção
do som.
À faca - Diz-se dos cortes (edição) mal feitos, em cima de uma respiração ou
que alteram a compreensão.
Alinhamento - Ordem de aparecimento dos R.Ms. ou noticias nos noticiários. A
paginação dos diferentes conteúdos num espaço informativo.
A.M. - (O.M., O.L., O.C.) - Amplitude Modulada. Sistema de emissão
electromagnética das rádios pioneiras, ainda usado hoje em dia na Europa e
Estados Unidos mas em desuso em Portugal. Nos EUA e Canadá existe a variante
A.M. estéreo. As Ondas Médias, Longas e Curtas são em Amplitude Modulada. Estão
em fase de teste na Europa as emissões em A.M. Digital.
Ambiente - Som que se recolhe em gravações feitas no exterior. O som envolvente à iniciativa que o repórter acompanha.
Ambiente - Som que se recolhe em gravações feitas no exterior. O som envolvente à iniciativa que o repórter acompanha.
A.M. Digital - Sistema que consiste na transmissão em ondas de A.M. (O.C., O.M.
e O.L.) mas com sinal digital, foi idealizado por vários construtores de
aparelhagem, estações de rádio e universidades em 1996 onde se constituiu o
D.R.M..
Analógico - São todos os aparelhos que não convertem o som para digital,
trabalhando-o de modo continuado e gradual. Utiliza-se muito esta palavra para
definir os discos de vinil, em que a agulha do Pick-up, em contacto com os
sulcos do disco, vibra e transforma-se em pequenas correntes eléctricas. O
som analógico sofre alterações cada vez que passa por um aparelho ou cabo, pelo
que desde a captação do som por um microfone até o ouvirmos num altifalante ele
sofrerá muitas alterações audíveis, quanto melhor forem os aparelhos de
captação, gravação e reprodução menor será a diferença entre o original e o
reproduzido. Estas alterações na sonoridade são o resultado directo de mudanças
similares noutra coisa (um sulco num disco de vinil, por exemplo). Teoricamente
o som digital está menos sujeito a estas alterações.
Animador - Apresentador, Locutor. Pessoa que fala ao microfone, fazendo a
ligação entre programas ou músicas e animando a emissão.
Anúncio - Spot, Jingle, Comercial. Produto de rádio, normalmente pago por um
patrocinador, que tem como finalidade promover produtos ou serviços.
Antena - O mesmo que no ar (em antena).
Apontar - Acertar um som
Aquário – Janela de estúdio. Consiste numa abertura de vidro duplo que isola o
som do exterior mas que permite o contacto visual para fora do estúdio de
rádio.
Arquivo – Local onde são guardados os programas ou sons mais importantes da
estação.
Audiência - Percentagem de pessoas que ouvem uma determinada rádio. Em Portugal
mede-se pelo Bareme.
Ar - Emissão - A rádio é etérea porque as mensagens passam depressa, mas também
porque se propaga pelo éter, pelo ar (está no ar...).
B
Bareme – Base Regular de Meios - Barómetro trimestral de audiências na rádio, é
propriedade da Marktest. Este indicador é medido pelo número ou percentagem de
indivíduos que escutaram uma estação, no período de um dia, independentemente
do tempo despendido. È calculado sobre a véspera.
Bengala - Muleta - Expressão que os jornalistas adoptaram para designar certas
palavras e que não acrescentam nada ao conteúdo do texto, mas que serve de ligação
entre frases. Muitas vezes são modas (inconscientes). Um caso que se tornou
célebre em Portugal, na década de 80: “efectivamente...”
Bobina - Suporte da fita magnética que regista áudio.
Branca - Momento sem som.
Breve - Notícia curta.
Bruto - Uma gravação sem tratamento jornalístico (edição).
C
Canal – Via.
Cabeça - Lead - A primeira frase da notícia da rádio, seja do ponto de vista do
Editor seja do ponto de vista do repórter.
Cacha - Exclusivo de um repórter ou órgão de comunicação social. Erradamente
grafado como “caixa” ou “caxa”. É universal em todas as redacções portuguesas
mas é de origem duvidosa.
Cantada - Diz-se da entoação que não respeita a pontuação e que soa artificial
face à oralidade. Comum nos novatos na profissão.
Cartucho - Suporte de gravação magnética analógico.
CD – Compact Disc – Disco digital inventado em finais dos anos 70, pela Philips
e pela Sony. A gravação é em P.C.M. a 16 bits 44 100 Hz. Está em vias de substituição por novos formatos como o SACD e os cartões microSD. Tem muitas variantes: CDDA, CD-Rom, CDi, etc.
Conteúdos - Programas ou formatos de programas.
Comercial - Spot, Jingle, Anúncio.
Consola - Mesa de mistura de radiodifusão
Consolete - Pequena mesa de mistura, O. B.
Continuidade - A sequência de noticiários. A evolução da actualidade
transmitida nos noticiários fixos.
Corta e cola - Expressão que vem do tempo em que se cortava a fita magnética e
se voltava a colar produzindo um som ou peça numa outra sequência que não a
original ou retirando enganos e ruídos indesejáveis. Mesmo com os novos
sistemas informáticos, esta expressão não entrou em desuso pois pode ter de se
“cortar” um som num determinado sitio e “cola-lo” mais à frente. Os
procedimentos são os mesmos a ferramenta é que é diferente (tesoura, fita,
lápis orográfico / computador).
Cortina - Separador - Música muito curta que separa rubricas ou ecrãs de
publicidade
Cassete - Suporte de som analógico, pequena caixa com dois carretos, um
receptor e outro debitador, de fita magnética.
D
D.A.B. - Digital Audio Broadcast - Também conhecido como rádio digital, Sistema
que visa substituir o actual F.M. analógico. Pode trabalhar entre os 30 MHz e
os 3 GHz mas convencionou-se que trabalharia apenas entre os 175 MHz a 240 MHz
(VHF banda III) e 1452 MHz a 1492 MHz (VHF banda L).
Dar - (Já demos isso?) O mesmo que “já emitimos essa informação?”
dB - Abreviatura de Décibel
Décibel (dB)- 1/10 de 1 Bel - medida logarítmica de intensidade sonora
relativa. O dB não é um valor numérico absoluto, mas expressa o quociente entre
duas potências, correntes ou diferenças de potencial presentes em diferentes
pontos de um circuito. 1 Bel é a unidade de som, usa-se normalmente o
submúltiplo dB porque o Bel é uma medida muito grande. 2 dB é a menor mudança
de nível perceptível pelo ouvido humano (não é consensual, alguns técnicos
falam de 1 dB e outros de 3 dB). O ouvido apercebe-se de sons entre 0 e 140 dB.
(140 dB é o limiar de dor e a 160 dB dá-se a destruição imediata do aparelho
auditivo provocando surdez permanente, embora estes valores variem em função do
sexo, idade e sensibilidade de cada pessoa). 1 Bel é a perda logarítmica de
sinal num cabo telefónico padrão com uma milha (1609,3 metros)
Debate – Frente-a-frente, confronto de ideias entre convidados da rádio e
moderados por um pivô.
Deixa - Out - Frase final para o lançamento de um som ou palavras finais de um
directo.
Digital - Todo o som que é gravado numericamente - sinal áudio registado em dígitos "0" e "1" - e sofre menos alterações do que o áudio analógico, pois entre os
conversores “analógico / digital e digital / analógico” não se trabalha com
tensões e correntes eléctricas variáveis em frequência, mas sim com dígitos
associados a impulsos eléctricos
Directo - Género de reportagem que entra nos noticiários de fora dos estúdios,
apareceu com a rádio possibilitando o relato dos factos no momento em que
ocorrem.
Display – Mostrador, Quadrante.
Distorção - Saturação, alteração do som original de forma que se torna
desagradável ao ouvinte
Disparar - Lançar um R.M. para a emissão, meter um som no ar.
Dobragem - Tradução de um som que está numa língua estrangeira.
D.R.M. - Digital Radio Mondiale. A.M. Digital. Opera em ondas electromagnéticas
abaixo dos 30 MHz.
DVD-Áudio - disco do tamanho de um CD, mas com maior capacidade de armazenamento, pelo que pode ter gravado áudio de alta definição.
E
Ecrã - Conjunto de spots publicitários entre separadores ou Jingles de estação.
Editar (1) - Montagem de um som (cortar/colar)
Editar (2) - Ler / escrever os noticiários.
Efeitos - Sons que se introduzem geralmente nas sonorizações para “sublinhar”
determinado som ou para causar impacto na atenção do ouvinte.
Emissão - Tudo o que é difundido pela rádio através das ondas
electromagnéticas.
Emissor - Aparelho que emite as ondas electromagnéticas, tem de estar ligado a
uma antena.
Emissora - Nome normalmente dado a uma estação de rádio.
Entrada - In. São as primeiras palavras de um som ou de um directo.
Escuta (1) - Som que o jornalista tem, nos auscultadores ou no telefone, da
emissão.
Escuta (2) - Ouvir emissões da concorrência, ou de comunicações de entidades
oficiais (Bombeiros, Policia, protecção civil, radioamadores, etc.), neste caso
só com autorização dos mesmos, na esperança de que se possa dar uma noticia
primeiro.
Estéreo - Em áudio: Estereofonia - Utilização de 2 canais de som independentes.
A utilização de 2 colunas correctamente posicionadas permite a um sistema
estéreo reproduzir o ambiente tridimensional que existia durante a captação do
som. Do grego : stéreos: Sólido, Tridimensional + phoné: som
Exterior - Intervenção ou programa feito fora dos estúdios da rádio.
F
Fade in - subir o som.
Fade out - Baixar o som.
Falso directo - Gravação que entra no ar como se fosse em directo.
Feed back (1) - Realimentação entre a fonte que capta o som (microfone) e a
fonte que difunde o som (altifalante) e que produz um silvo desagradável.
Feed back (2) - É o retorno da informação junto dos ouvintes.
F.M. - Frequência Modulada. Ondas métricas. Sistema de emissão electromagnética utilizado por todas as rádios em Portugal, emitem todas em estéreo. A F.M., em Portugal, trabalha em VHF entre os 87.5 MHz e os 108.0 MHz.
G
Galena - Nome dado aos primitivos aparelhos de recepção de rádio e que deriva
do cristal ( sulfureto de chumbo - mais conhecido como Galena) que permitia a
sintonia.
Grava! - Palavra que normalmente se usa para dar inicio a uma gravação.
Gravação - Registo sonoro numa fita, disco ou noutro suporte que grave sinais acústicos.
H
Híbrido - Aparelho que converte o sinal que chega via linha telefónica e que
serve para gravar ou pôr no ar som do telefone.
I
In - Entrada.
Intensidade - Volume do som.
J
Janela - Notícia com relevo que entra fora dos noticiários.
Jingle - Mensagem promocional curta, musicada ou não, normalmente é a autopromoção da estação emissora.
K
K7 - Abreviatura de cassete.
L
Lançar - "Disparar" um som.
Locutor - Animador, Apresentador.
M
Mesa de mistura - Aparelho que serve para misturar o sinal de várias fontes
sonoras para uma só saída para um amplificador ou gravador de som.
M.D. - Abreviatura de Mini disc.
Microfone – Aparelho que capta o som e o converte em sinais eléctricos.
Mini Disc - Pequeno disco dentro de um invólucro de protecção que grava
magneticamente sinais digitais. Já não se produz.
Misturador - mesa de mistura pequena normalmente com poucos botões e poucas vias.
Modulação - Nível de som, se o pico da modulação está abaixo do 0 dB está
sub-modulado o que provoca um aumento da relação sinal/ruído se está acima de 0
dB pode provocar distorção.
Mono – Monofónico, que tem um só canal de som.
N
Noticiário - jornal da rádio.
Noticiarista - Locutor que lê as noticias escritas por um jornalista. Deixou de existir nos anos 80, pois os Jornalistas que escrevem as noticias - os Editores - também as lêem.
No ar - Tudo o que está a ser emitido pela rádio.
O
O. B. - Outside Broadcasting - Mesa de mistura usado nos exteriores.
Off - O que se diz com os microfones desligados e que normalmente o publico não
ouve, confidência.
Onda Curta - O. C. - Ondas Decamétricas (3000 kHz – 30 000 kHz). Sistema de
emissão electromagnética utilizado por muitas estações radiofónicas para levar
os seus programas além fronteiras. Funciona em A.M.. Está a ser substituída
pela emissão via satélite e pelo D.R.M.. Trabalha entre os 6 000 KHz e os 25
000 KHz.
Ondas electromagnéticas - Fenómeno vibratório medido em Hertz, ou ciclos por segundo. As ondas de rádio e TV, a luz, raios gama, etc., são manifestações físicas electromagnéticas.
Onda Longa - O. L. - Ondas Kilométricas (30 kHz – 300 kHz). Emissão por ondas
electromagnéticas, não utilizado em Portugal, mas popularizado na maioria dos
países francófonos. As estações radiofónicas emitem neste comprimento de
onda, em Amplitude Modulada, entre os 150 KHz e os 280 KHz.
Onda Média – O. M. (300 kHz – 3000 kHz). Emissão muito popular entre nós até
aos anos 80, altura em que perdeu quase toda a audiência para a F.M. Entre os 525 kHz e os 1600 kHz só existem emissões em Amplitude Modulada.
Operador - A pessoa que assegura o funcionamento técnico de uma emissão.
Out - deixa.
Ouvinte – Todos os que escutam a rádio, eles são a razão de ser da rádio.
P
Peça – Chama-se «peça» a um trabalho jornalístico, normalmente gravado, que é
inserido num noticiário. As peças podem ser só texto, ou texto e sons.
Picar - Escutar pequenos trechos de um som até se encontrar o que se pretende.
Pick-up - Nome dado aos gira-discos pelos técnicos de rádio. Foi muito utilizado na década de 1920 para designar as grafonolas com amplificação eléctrica.
Play list - Ou Lista de Difusão. Discos que têm obrigatoriamente de passar num determinado
programa ou rádio.
Pista - Faixa de um disco, ou uma das bandas de gravação, esquerda ou direita.
Pistar - Palavra de procedência Brasileira mas que foi muito usada em estações radiofónicas portuguesas, principalmente Rádios locais do interior. Consiste em ouvir excertos de um disco rapidamente e pista a pista para identificação da música ou som.
Pivô - Jornalista que num debate faz a ligação e a moderação entre os vários convidados.
Podcast (Personal On Demand) - Ficheiro áudio (ou vídeo, fotos, etc) disponível por subscrição e distribuído através de um feed RSS.
Podcaster - Autor de Podcasts.
Podcasting - Publicação e distribuição de um Podcast, através de subscrição e disponibilizado automaticamente através de um feed RSS. A palavra surge da aglutinação das palavras "iPod" e "Broadcasting". A utilização de feed RSS para distribuir conteúdos digitais é a grande diferença do podcasting em relação aos conteúdos disponibilizados em sites e blogues.
Power play - Música promovida por uma emissora, ou programa, passando muitas mais vezes que o habitual.
Produtor – É quem orienta um programa e que tem a palavra final.
Publicidade – Anúncio, normalmente pago, promovendo bens ou serviços. A rádio vive da publicidade.
Q
Q.S.L. - Postal dos radioamadores para confirmar por escrito a recepção de uma
determinada comunicação via rádio, as rádios profissionais, até à década de 70,
ainda enviavam uma Q.S.L. quando recebiam emissões de estações distantes.
Quadrante – Nome do mostrador (display) dos receptores. As primeiras
Telefonias, e as galenas, não tinham um mostrador que indicasse o que
estava a ser sintonizado, mas nos anos vinte os fabricantes passaram a colocar
um visor que indicava a banda e a frequência. Nos anos 30, passou-se a incluir
nos quadrantes o nome de cidades e que, normalmente, coincidiam com uma estação
que tinha a mesma denominação.
R
Rádio (1) - Designação do receptor de ondas electromagnéticas e que as
reconverte em som.
Rádio (2) - Nome vulgarizado para as emissoras radiofónicas.
Radiófilo – Ouvinte de rádio que analisa com ouvido crítico as emissões radiofónicas
Reeditar - Voltar a editar um som
Relatador - Termo exclusivamente radiofónico. Jornalista desportivo que descreve um jogo (futebol, hóquei, basquetebol, etc.) em directo.
Retorno - O som da emissão que é dado ao ouvinte, ou repórter, pelo telefone através do híbrido.
Ruído – Tudo o que interfere com a emissão. Barulho. Falha. O que dificulta a compreensão da mensagem pelo receptor por deficiência de formação do emissor.
R.D.I.S - Rede Digital de Integração de Serviços. Linha telefónica digital que comporta uma maior largura de banda e portanto melhor som quando utilizada com equipamento apropriado.
R.D.S - Radio Data System. Sistema de Dados no Rádio, esta tecnologia permite
que se insira nas rádios analógicas um sinal que identifica a estação emissora
e informações no display do receptor. Permite a contínua audição do mesmo
programa durante uma viagem longa, mesmo que a frequência mude.
R.M. - Registo magnético, as gravações ou sons já editados.
R.M. - Registo magnético, as gravações ou sons já editados.
S
SACD - Super Audio Compact Disc. Disco que
comporta áudio de alta qualidade. Ao contrário do CD, não é grvado em P.C.M.,
como o CDDA, e utiliza uma modulação sigma-delta a 1 bit, conhecida como Direct
Stream Digital e tem uma taxa de amostragem de 2.822.400 Hz.
Saturação - Excesso de modulação que pode provocar distorção.
Seco - Denominação para voz sem música de fundo. Internacionalmente
denomina-se Acapella ou Capella e está a entrar no léxico dos técnicos de
som portugueses.
Sem fim - Música que se repete sempre com a mesma variação e que suporta os títulos dos noticiários.
Senfilista – Nome dos dado aos proprietários das primeiras emissoras.
Separador - Música instrumental, Jingle ou efeito.
Share - Mede o tempo que alguém gasta a ouvir determinada emissora, relativamente ao tempo total de audição de rádio. É muito mais importante em televisão.
S.H.F - Super High Frequêncy ( mais de 3 gHz ). – Frequência Super Alta.
Sintonia – A perfeita concordância das antenas de emissão e recepção. Adequação de um circuito eléctrico à frequência de vibração de outro. Estado de sistemas susceptíveis de emitir e de receber ondas electromagnéticas da mesma frequência.
Som - R.M.
Sonoplasta - Profissional de rádio que assegura os efeitos nos programas. Desde que apareceram os discos de efeitos que o Sonoplasta foi praticamente substituído pelo Sonorizador.
Sonoplastia - Som ou efeito introduzido num programa de rádio pelo Sonoplasta.
Sonorização - Acrescentar sons, música ou efeitos à voz-off.
Sonorizador - Profissional de rádio que assegura as gravações que requerem efeitos ou musica de fundo.
Spot - Anúncio publicitário, normalmente pago.
T
Take - Fragmento de som, normalmente para juntar ou “colar” a outro.
Técnico - Nome atribuído a todos os profissionais que trabalham com os aparelhos de som (operadores, sonorizadores), mas que se aplica mais concretamente aos profissionais da manutenção de máquinas (electrónica).
Telefonia - Nome dos rádios nos anos 20, quando ainda existiam Galenas. As galenas eram muito pessoais, só ouvia uma pessoa de cada vez através de auscultadores, enquanto as telefonias, que tinham amplificação e altifalantes, podiam ser ouvidas por mais gente.
Teste - É sempre efectuado para verificar os níveis de gravação e para perceber se qualquer equipamento está a funcionar bem.
Transístor – Nome de um componente electrónico desenvolvido pelos laboratórios Bell nos anos 40, e que permitiu substituir, parcialmente, as válvulas termiónicas permitindo, assim, a redução do tamanho dos receptores. Os primeiros receptores que utilizavam esta tecnologia foram apelidados de Transístores, e o nome foi sendo associado a todos os receptores portáteis. Esta expressão está a cair em desuso.
T.S.F. - Queria dizer, em finais do século XIX ,Telegrafia Sem fios, mas quando a T.S.F. apareceu com voz e música, na década de 1910, adaptou-se a palavra “telephone” e mudou-se para Telefonia Sem fios. É hoje o nome de uma rádio noticiosa em Portugal (TSF - Rádio Notícias).
Tradução – Dobragem de um som em língua estrangeira para português.
U
Uher - Nome de um aparelho portátil de pequenas bobinas de fita magnética,
muito popular entre os operadores nos anos 70.
U.H.F - Ultra High Frequêncy (300 mHz – 3 gHz). Frequência Ultra Alta.
V
Vias - Nas mesas de mistura cada aparelho (microfones, leitores de CDs, etc.),
é ligado a uma via.
Vinheta - Nome brasileiro para os Jingles da estação de rádio. Tem vindo a ser
cada vez mais utilizado em Portugal.
Voz off - Voz de locutor/animador ou jornalista que leu a seco um texto.
V.H.F. – Very High Frequêncy (30 mHz – 300 mHz). Frequência muito alta, é neste comprimento de onda (métricas) que se emite em Frequência Modulada.
W
Wave - Com a informatização e digitalização dos estúdios esta passou a ser uma palavra muito utilizada para definir o som digital, principalmente o enviado pela Internet.
Wow - Flutuação que poderia ocorrer nas bobines ou cassetes analógicas.
X
XLR - Ficha profissional de ligação áudio, que permite sinal balanceado ou
estéreo, analógico ou digital. Também conhecida como Cannon - nome do seu
inventor, James Hughes Cannon.
Yagi - É um tipo de radio-antena desenvolvido por Hidetsugu Yagi, professor da Universidade de Tohoku, Japão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda. Este tipo de antena foi descrito em no artigo, publicado em 1927, "Procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience)". Apesar da antena apenas ser conhecida simplesmente como YAGI, o Dr. Yagi baptizou-a de antena Yagi-Uda, como reconhecimento do contributo do seu colega e assistente.
Y
Yagi - É um tipo de radio-antena desenvolvido por Hidetsugu Yagi, professor da Universidade de Tohoku, Japão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda. Este tipo de antena foi descrito em no artigo, publicado em 1927, "Procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience)". Apesar da antena apenas ser conhecida simplesmente como YAGI, o Dr. Yagi baptizou-a de antena Yagi-Uda, como reconhecimento do contributo do seu colega e assistente.
Z
Zapping - Ouvir rapidamente as estações de rádio concorrentes.
Zumbido - Denominado em rádio por alterna. Pode ser provocado por interferências eléctricas exteriores (como telemóveis), ou por cabos mal feitos.
Jorge Guimarães Silva
Esta página existe desde 12 de Julho de 2003
Ultima actualização: 19 de Fevereiro de 2018
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