Emissoras no Porto 1924 –1974

(EM CONSTRUÇÃO)
A radiodifusão na cidade Invicta começou a dar os primeiros passos cedo. Já em 1918, Júlio Silva - futuro proprietário da Ideal Rádio - tinha construído o seu primeiro emissor e feito chamadas aos colegas senfilistas. Este é o primeiro caso documentado, obtido através de declarações de Júlio Silva a uma revista da especialidade,  em 1934. Não se sabe se, antes de 1918, existiram mais experiências de Telegrafia ou Telefonia Sem Fios na cidade do Porto. As experiências de T.S.F. e as tentativas de montagem de postos de radiodifusão só voltaram a acontecer na década seguinte.

As primeiras emissões de Telefonia Sem Fios são feitas por António Rodrigues, fundador da "Rádio Porto", uma casa comercial de aparelhos eléctricos e que acabaria por montar um posto emissor.

Várias pequenas emissoras de radiodifusão foram aparecendo e desaparecendo na cidade Invicta, a maior parte deles pertencendo a casas que vendiam aparelhos eléctricos, nomeadamente receptores de rádio. Existiam também muitos radioamadores, mas a maioria dedicava-se à Telegrafia Sem Fios. Poucos faziam experiências de radiodifusão com emissões de música e palavra, como os postos comerciais.


As estações de radiodifusão foram surgindo e emitiam em dias e horários diferentes, nalguns casos partilhando o comprimento de onda (frequência de emissão). Até finais dos anos 30, a Sonora Rádio emitiria numa frequência diferente dos restantes postos, pois retransmitia a Emissora Nacional. Só em 1939, aparece a primeira estação emissora que não estava ligado ao comércio: o Portuense Rádio Clube.
 

Durante a Segunda Guerra Mundial, as emissoras foram obrigadas a centralizarem-se numa só frequência e dividindo entre si – rotativamente - o horário de emissão. A escolha da estação centralizadora recaiu sobre o Portuense Rádio Clube, pois era a estação que melhores condições tinha na altura. Esta associação só terminaria nos anos 50, dando lugar depois aos Emissores do Norte Reunidos - mas só com cinco estações centralizadas, pois já tinham desaparecido a Sonora Rádio, o Portuense Rádio Clube, a Rádio Clube Lusitânia. A Invicta Rádio (que se transformou na Rádio Clube Invicta) deu lugar ao Rádio Clube do Norte. 

Quando se iniciou a segunda metade do século XX, o Porto tinha emissores e estúdios, na cidade, do Rádio Clube Português; dos Emissores do Norte Reunidos; da Rádio Renascença e o Emissor Regional do Norte, da Emissora Nacional. Tudo em Onda Média. A Frequência Modulada chegaria ao Porto na década de 1960.
 



 Publicações do Porto Dedicadas à Rádio

O «Indicador da Rádio» era uma revista gratuita, impressa no Porto, e oferecida em vários estabelecimentos comerciais.
O exemplar ao lado data de Janeiro de 1947, e foi oferecido pela “A Villarinha, Ld.ª” – uma casa de móveis da Rua de Cedofeita, no Porto.
A «Lista de Estações Philips» também era oferecida pelas casas comerciais.
Impresso pela Bertrand, em Lisboa, em 1938, trazia uma descrição das estações emissoras de todo o mundo equipadas com aparelhos Philips.
Este exemplar tem na capa um auto-colante da estação portuense Ideal Rádio,mas os carimbos no interior atestam que foi oferecida pela casa Isaías Mendonça Abreu, do Porto.
 
 A “Electra – quinzenário de electricidade e radiotecnia” é a primeira revista dedicada à rádio publicada no Porto. Sob a direcção de Manuel Henrique Varejão (CT1FK) surge em Setembro de 1934 e termina em Outubro de 1935. São editados apenas 18 números, existindo alguma irregularidade nas últimas publicações. Esta revista descreveu em pormenor as estações emissoras do Porto e as suas actividades.
Em Outubro de 1936, aparece a segunda revista editada no Porto. A “Antena – revista mensal de T.S.F.” tem como director e editor Manuel Henrique Varejão. A revista trazia artigos técnicos, críticas às emissoras de Lisboa, um dicionário de rádio e a televisão já era assunto abordado nas suas páginas. Entre Outubro de 1939 e Março de 1940 a “Antena” viu interrompida a sua publicação devido à II Guerra Mundial. Terminou a sua publicação em Dezembro de 1947.

De destacar, ainda, a “Agenda do Radiófilo”, editada em Vila Nova de Gaia, em 1937.




POSTOS EMISSORES NA CIDADE DO PORTO
(Clique nos logos para aceder à página da emissora) 
Rádio Porto
Rádio Porto


         

Esta página existe desde 12 de Julho de 2003
Ultima actualização: 11 de Março de 2018

2 comentários:

  1. Ainda bem que há quem se dedique a um trabalho que tem tanto de interessante como de bem elaborado. Vou colocar um link no meu blog.
    Forte abraço do Rui de Melo
    https://crclubradio.blogspot.com/

    ResponderEliminar